VAMOS SENTIR DE PERTO A LÍNGUA EM MOVIMENTO

A fala é o foco para a percepção do balanço da língua. De todas as coisas que expressamos oralmente, somente uma ínfima parte é apreendida pelos dicionários e, acreditem, muitas estão destinadas a um obscuro repouso... é isso mesmo! ao asilo das palavras. Não adianta querer ressucitar defunto, dizendo que o latim não morreu, que está vivíssimo entre nós ou com roupagens novas. Morreu sim, e está enterradinho da Silva!Está bem, pode até ter reencarnado, mas ganhou nova identidade... e nova alma! A língua viva está em movimento, na boca do povo, como dizia o saudoso Souto Maior. Pergunto: A esse uso, chamaremos ERRO? Talvez DESVIO? No uso, ela transforma-se e podemos chamar isso de VARIAÇÃO!

domingo, 30 de janeiro de 2011

LINGUAGEM DIGITAL

A ERA DA DISSIMULAÇÃO: A LINGUAGEM EM TEMPOS DE TECNOLOGIA
Investigar a construção de sentidos no ambiente de interação on-line é, no mínimo, tarefa instigante para quem se interessa pelos fenômenos da língua em uso, pois a linguagem digital apresenta características próprias, criadas pelos usuários da língua com a finalidade de atender a uma necessidade de comunicação em tempo real.
Há que se considerar que o universo digital é um poço de insatisfação e criatividade. Na mídia, todo "absurdo" torna-se interessante. O remix é um processo natural no mundo virtual. É pssível que a era da dissimulação sempre tenha existido, mas hoje ela germina para legitimar a mídia que consumimos por uma linguagem digital.

6 comentários:

  1. São as palavras finais do artigo apresentado no III Simpósio de Hipertexto da UFPE.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Em nome dessa comunicação em tempo real, as pessoas cometem todos os absurdos com a língua. (Não sei se isso é abordado no seu artigo) Não é porque a linguagem é digital que não devemos ter um mínimo de cuidado com a escrita.

    Gostaria de ler seu artigo, o título em si já desperta o interesse.
    Bjo
    Ively

    ResponderExcluir
  4. Essa linguagem digital falada por aí, vem a cada dia tomando diversas proporções; em rede sociais esse fenomeno vem se alastrando a cada momento, com isso deixamos de lado a linguagem erudita e estamos nos submetendo a linguagem digital ou seja a uma linguagem com características próprias.

    ResponderExcluir
  5. A linguagem digital tem características peculiares a esse gênero, pois como se trata de uma linguagem que se dá através da escrita, não podemos esquecer que ela tenta acompanhar o ritmo da fala. Quem está do outro lado da linha, não tem paciência para esperar a resposta de seu interlocutor no ritmo da escrita. É a partir daí que surgem as abreviações e alguns caracteres que representam alguns sentimentos que são o caso dos smilles e códigos. Assim, temos que ter conhecimento linguistico e usar a linguagem adequada a cada situação. Linguagem digital é um fenômeno na língua. Simplesmente o máximo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conhecimento linguístico, usar a linguagem adequada... a linguagem digital tem características próprias inerente ao gênero...é preciso conhecer esse gênero para estabelecer interação com essa geração da era digital. Falar e escrever bem é saber se comunicar nos diversos gêneros.

      Excluir